terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Histórico do Sr. João da Silva - Patrono das escolas: EMEF João da Silva e E.E. João da Silva

     João da Silva nasceu em Viçosa - MG, no dia 17/02/1935. Filho de trabalhadores rurais, logo cedo começou a trabalhar para ajudar no sustento dos seus seis irmãos menores.
     Veio ainda pequeno para São Paulo, frequentou muito pouco a escola, pois o trabalho era necessário. Casou-se com Maria e tiveram cinco filhos: Cássio, Ana Cristina, Cleide, Sebastião e Célia..
     Trabalhou em metalúrgicas por mais de vinte anos onde conquistou o cargo de chefia e assim liderava a luta por melhores salários e condições dignas de trabalho aos trabalhadores.Foi um auto-didata, graças a imensa força de vontade e a sede de conhecimento, aprendeu muito sozinho.
     Iniciou participação nos movimentos populares nos anos 70 na região de Interlagos, nesta época morou no bairro de Veleiros por muitos anos, participava na Igreja Santa Rita de Cássia.
     Em 1979 veio morar com a família no bairro do Jardim Lucélia - Grajaú e se engajou nos movimentos populares desta região tão carente.
  Participou ativamente do Movimento de Saúde da região  de Interlagos, onde conquistaram  o P.A. Maria Antonieta e o Hospital Geral do Grajaú;

  • Participou também da microrregião o Grajaú, onde lideranças de vários bairros lutavam para resolver os problemas dos bairros como: Falta de água, asfalto, transporte, escolas, segurança etc.;
  • Fez parte do Movimento  de Transporte da região onde conseguiram linha de ônibus para muitos bairros (Grajaú, Cocaia, Jd. Eliana, Jd. Noronha, Jardim Lucélia e outros);
  • Participou da Pastoral Operária;
  • Foi Membro ativo do Centro de Promoção Humana Jardim São Pedro;
  • Como Presidente do CAP( Centro de Animaçao Popular) no Parque Cocaia, por duas gestões, desenvolveu trabalhos populares, articulavam e apoiavam movimentos e lutas por melhores condições de vida da população.
     Também promoviam e organizavam atividades educacionais e de formação geral, apoiavam todas as formas de manifestação da cultura popular. Incentivava comportamento de participação, organização e solidariedade.

  • Foi membro do Centro de Promoção Social Bororé, junto com o Padre José Pegoraro realizaram muitas obras sociais junto aos menores;
  • Teve grande participação na Igreja Católica como membro do grupo dos Vicentinos, como coordenador da Catequese e como Catequista, como Ministro da Paróquia São Francisco de Assis - Jd. Lucélia.
  • Como Presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lucélia por vários anos lutaram pela primeira escola do bairro,  a primeira linha de ônibus, asfalto para várias ruas, regularização de terrenos no Jd. Lucélia I e II. 
     Esteve sempre envolvido com projetos sociais, com olhar sempre voltado para o próximo, fez muitos am igos como: Dona Maria, Dona Odete, Sr. Elias, Arlindo, Leonide Tatto, Gilmar Tatto e Arselino Tatto, Roberto, Osmar, Lia, Gerson, Teresa, Padre Carlos, Evandro, Iracema, João, Dirceu, Wanda, Sr. Amaral, João Neris, Matheus, Chicão,

Tantos e tantos companheiros de luta, amigos que é impossível citar todos.
      Faleceu no 02/09/1997 deixando muitas saudades na família, amigos e na região do Grajaú.